A Gestão Ambiental da BR-230/422/PA promoveu nesta quarta-feira (11), uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais em Novo Repartimento/PA. A atividade reuniu produtores rurais que puderam compartilhar informações e detalhes sobre o cadastro, que passará a ser obrigatório para todos os imóveis rurais a partir do dia 5 de maio de 2016.
Segundo a engenheira agrônoma, Luanna Nava, além de tirar as principais dúvidas dos produtores, a palestra teve o objetivo de alertá-los quanto à obrigatoriedade e os benefícios para quem tem a área regularizada. “É importante debater este assunto, pois muitos agricultores ainda não cadastraram sua propriedade por receio de que levarão algum tipo de multa, sendo que o CAR hoje representa uma das formas de regularização ambiental das propriedades rurais”. A engenheira ressalta ainda que a principais dúvidas foram: quais documentações necessárias para o cadastro, qual o órgão que eles podem recorrer e principalmente as informações com relação às Áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP).
Levantamento realizado pelo Governo Federal em maio deste ano mostrou que 52,8% das áreas rurais já foram cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Obrigatório para todos os imóveis rurais do Brasil, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. A regularização assegura aos produtores rurais os benefícios previstos pelo Código Florestal. Em 2017, quem não estiver inscrito no CAR não terá acesso a crédito agrícola.
Glícia Favacho
Assessora de Imprensa
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR-230/PA